A utilização ainda é precária de regulação, mas já traz privilégios por considerar diferentes diversidades para subsidiar uma análise de investimento
O som de uma explosão. Um tiro dado contra um humano. A cena significou a televisão quando Dolores, uma robô, se levantou contra o humano e saiu do script ao qual era programada na série WestWorld. Ao lado de outros feitos culturais, esse imaginário traça um paralelo com o avanço da Inteligência Artificial. No mundo real dos investimentos, o assunto inicia e começa a tomar forma com gestores utilizando IA na tomada de decisões sobre investimentos em ações.
O uso de ferramentas para aperfeiçoar a análise de investimentos sempre fez parte do trabalho dos gestores. Acontece que atualmente existe uma ferramenta cujo potencial ainda está em estudo e o seu desempenho no mercado precisa de regulação, segundo especialistas. As gestoras seguem as regras vigentes no mercado financeiro e não há nenhuma obrigação sobre os limites do uso de IA, somente um guia com orientações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro.
A Comissão de Valores Mobiliários divulgou ao para o Sabio Invest, em nota, que acompanha os avanços das novas tecnologias e, quando necessário, toma as medidas para proteger a segurança e a transparência no mercado financeiro. “Fortalecemos a importância do investidor, antes da tomada de decisão de investimento, Averiguar a veracidade de todas as informações recebidas. E, sempre que necessário, o investidor deve utilizar o Serviço SAC da CVM para informações, dúvidas e demais orientações. Por fim, a Autonomia destaca, ainda, que está constantemente modernizando a regulamentação e supervisão, em função de fatores diversos, tais como estruturas inovadoras, experiência da supervisão, demandas de agentes de mercado, entre outros.”
IA pode decidir minhas finanças por mim?
Não é aconselhado deixar tudo na mão da IA. o uso de IA na tomada de decisões em investimentos pode ser legal quando cruzada com outras informações que provem a veracidade do resultado trazido pela ferramenta.
Após fazermos análise com a ajuda da IA, sugerimos comparar o resultado com as recomendações de sua corretora e assessores de investimentos. “Eu necessito, de um jeito ou de outro, confirmar dados que me deem maior proteção para investir a partir daquilo que a IA me traz. Perguntas ruins podem trazer respostas ruins. Por isso, eu teria que bater com uma base mais focada.